
Nao Temos Plano "B"
Quadros
As suspensões dianteiras e traseiras permitiram que as mountain bikes fossem usadas e muito bem exploradas em corridas de alta velocidade em montanhas e vales.
O constante abuso dos sistemas de suspensão traseira mudou a concepção dos quadros das mountain bikes. Os quadros construídos somente com tubos de metal e alumínio foram substituídos por estruturas mais complexas.
Um quadro de bicicleta de tubo soldado
O tubo arredondado não é o formato de design mais eficiente nos quadros de bicicletas. Ele é resistente nas direções verticais e horizontais, mas a força maior tende a vir da direção vertical. As vigas retangulares utilizadas na construção de uma casa podem suportar muito peso vertical sem que sejam muito dobradas, mas se isso acontecer, elas não suportam peso algum.
Se o quadro for feito utilizando formas retangulares, mais altas do que largas, pode-se ganhar resistência na direção vertical, sacrificando a resistência horizontal (que não é necessária).
Criar estas formas requer tecnologia avançada. Algumas destas peças são feitas através de uma técnica chamada "hydroforming". Neste processo, as lâminas ou tubos de metal são colocados dentro de formas, parecidas com moldes, e pressurizados com água. A pressão da água molda o formato do metal. Esta técnica permite a criação de formatos bastante complexos.
Algumas bicicletas são feitas de fibra de carbono. Este é um material feito em mantas sobre formas de espuma. As mantas de fibra de carbono são colocadas sobre formas de espuma fixadas com pasta epóxi. O resultado é uma estrutura muito leve e resistente que pode ter quase qualquer formato.
Esse quadro de estrutura não-circular torna possível alguns designs de suspensão traseira. Um exemplo é a suspensão parecida com a das motocicletas que não têm tubos verticais ligados ao quadro.
A seção principal do quadro desta bicicleta de corrida downhill é formada por duas peças de alumínio soldadas
Uma suspensão como a da figura acima dificilmente deixa espaço disponível para os freios convencionais.
Fonte: lazer.hsw.com.br