Nao Temos Plano "B"


Como preparar sua magrela para enfrentar as ruas da cidade grande

20/08/2011 09:04

Como preparar sua magrela para enfrentar as ruas da cidade grande

 

Muitos de nós usamos a magrela como meio de transporte. Além de não poluir e economizar na gasolina, e no tempo, indo de bike ao trabalho, colégio ou faculdade, vamos criando resistência, nos mantendo em forma e com a cabeça livre e “desestressada”. Mais sempre existe o perigo de que nossa bike seja furtada quando a deixamos parada. Não existe milagre para que isso não aconteça. Mas podemos complicar um pouco a vida do ladrão. 

Configuração da Magrela tanto para andar na city, quanto para encarar um cicloturismo:

O ideal é uma Mountain Bike de preferência em Cromo, com garfo rígido, freios v-brakes, um sistema de marchas funcionando e um bom par de rodas. Não que outras bikes não possam ser utilizadas, mas uma bike com quadro de cromo, além de ser mais confortável e de menos fadiga (mais resistente), normalmente é mais barata. O uso da suspensão é dispensável. Vai do seu gosto e bolso. Umas semanas rodando de garfo rígido e você se acostuma com as pequenas vibrações. Procure um garfo de Cromo, pois absorve mais energia.

Freios e marchas funcionando e rodas fortes são itens que lhe ajudarão a enfrentar a selva de pedras sem sofrer muito e com o mínimo de segurança necessária. Rodas com blocagens são bem vindas, principalmente na hora de remendar um pneu furado, mas este sistema tem um “porém” muito chato. Alguém pode querer roubar suas rodas, ou as blocagens quando a bike estiver parada. Para que isto não aconteça, prenda as blocagens ao garfo/suspensão ou ao quadro, com presilhas de mangueira de gás. Assim, só será possível sua remoção se o ladrão estiver em mãos uma chave de fenda.

Escolha um bom par de aros, de preferência com perfil “baixo”, para reduzir peso e precisar fazer menos esforço na pedalada. Raios Inox também são bem vindos, para evitar que se oxidem. Pneus “slicks” (sem cravos), são interessantes para reduzir o atrito com o solo e deixar a pedalada mais suave. Prefira os de medida 1.5 X 26 (MoutainBikes).

Não é preciso ter uma vasta relação de marchas, nem câmbios de competição. Uma boa relação de 21v está ótima! Catraca traseira de 7v, com pinhões de 12–28 ou 11–30 indexada, uma boa corrente e pedivela com 3 coroas está perfeito! Cambio pode ser qualquer um. Mais se você quiser fazer menos ajustes periódicos e ter uma troca de marchas mais precisas, invista em um cambio Sram 4.0 ou um Shimano Alívio, que tem um bom custo X benefício e é mais fácil de achar peças e passadores compatíveis. O câmbio dianteiro pode ser de uma qualidade um pouco inferior.

Os freios não precisam ser um par de XT, Avid SpeedDial ou um freio a disco Hayes, por exemplo. Um par de V-brake comum está ótimo! Fuja de v-brakes de plástico, pois eles não são bons. Um par de freios “Tektro” ou de “Shimano Altus” está perfeito! Freios cantilevers também podem ser usados. Porém já são freios um pouco ultrapassados e de ajustes mais difíceis.

Canote e Selim: Procure um Selim confortável. Afinal, você ficará um tempo sentado nele. O canote pode ser um comum de alumínio com carrinho para ajustar o selin como você preferir. Para evitar roubo do mesmo, prefira uma “abraçadeira de canote” de parafuso allen. Blocagem aqui não é interessante, pois poderemos deixar nossa bike parada em lugares pouco confiáveis. Os demais componentes, como guidão, mesa, etc, não tem muita relevância. As mudanças vão do seu gosto e seu bolso.

Itens e acessórios para facilitar sua vida sobre as rodas:

-Uma corrente de aço, bem grande (1,2m já está legal) e resistente, para trancar a magrela em algum poste ou grade. Coloque a corrente dentro de uma câmara de ar fina para que ela não arranhe o quadro. Prenda com um cadeado confiável.

-Um kit remendo ou uma câmara reserva é sempre bom ter em mãos caso o pneu fure.

-Na cidade tem muitos postos de gasolina e borracharias que você pode usar para encher o pneu. Mas caso queira, pode levar consigo uma bomba de ar.

-Um kit de chaves allen e 1 chave de fenda. Caso a bike dê algum problema.

-Para distâncias maiores, uma garrafinha d’água em um suporte fixado ao quadro é muito bem vindo. A água será seu combustível e ajudará a baixar a temperatura do corpo.

-Um bagageiro(garupeira) vai bem. Nele você poderá colocar sua mochila e deixar as acostas livres e “respirando”.

-Instalar um par de “bar ends” (chifres) nas pontas do guidão. Ajuda nas subidas e relaxa os braços mudando as mãos de posição durante a pedalada. Além de protegê-las de colisões laterais ou de portas de carros que se abrem de surpresa na sua frente

 

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